Projetos de extensão

1 – Educação permanente para o enfrentamento e controle da obesidade no âmbito do SUS no Estado de Goiás

Projeto em andamento.

Cursos envolvidos: Nutrição (coordenadores), Educação Física e Dança e a Pós-Graduação Ensino na Saúde. Os alunos envolvidos são dos respectivos cursos e estágio comunitário interprofissional.

A obesidade configura-se atualmente como um problema prioritário de saúde pública, com prevalência crescente nas últimas décadas. O enfrentamento da obesidade exige o fortalecimento de ações voltadas à prevenção, diagnóstico e tratamento da obesidade no âmbito do SUS, em consonância com estratégias eficazes de gestão, monitoramento e avaliação. O objetivo deste projeto é promover ações de formação em serviço para gestores em saúde visando fomentar as iniciativas locais de articulação intrassetorial e intersetorial para o enfrentamento da obesidade e implementar programa de qualificação e fortalecimento dos gestores em competências necessárias para liderança e advocacy. Participarão do estudo os municípios que têm NASF-AB, Polo Academia da Saúde e Projeto Crescer Saudável, totalizando 73 municípios goianos. A formação será realizada por meio de curso semipresencial, com carga horaria total de 46 horas, sendo 16 horas teóricas e 30 horas práticas, com supervisão direta de tutores. Serão oferecidas 120 vagas para gestores dos serviços de saúde e representantes do controle social, distribuídos em 5 turmas. No computo total de vagas estão incluídos representantes das 18 regionais de saúde do estado. Serão utilizadas metodologias ativas fundamentadas no princípio da educação permanente. O produto final será a elaboração de um plano de enfrentamento e controle da obesidade para o município ou território. As atividades da presente proposta contribuirão para o aperfeiçoamento e uma qualificação da atenção nutricional, da organização dos serviços e gestão das ações de alimentação e nutrição nos municípios.

2 - ESCOLA + SAUDÁVEL

Projeto em andamento.

Cursos envolvidos: Nutrição (coordenadores), Enfermagem, Odontologia e medicina. Alunos do estágio comunitário interprofissional.

O excesso de peso pode acarretar diversos problemas de saúde, como a obesidade. Esta é uma doença crônica, complexa e de etiologia multifatorial. O desenvolvimento da obesidade acontece, na maioria das vezes, pela associação de fatores genéticos, ambientais e comportamentais. Em crianças essa doença pode acarretar dificuldades comportamentais que interferem no relacionamento social, familiar e acadêmico, gerando sentimentos de tristeza, irritabilidade, agressividade, mudanças súbitas de comportamento que dependendo da frequência e intensidade podem indicar quadros de depressão em crianças. Ao avaliar o estado nutricional através do cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), que estabelece a relação entre o peso e a altura, de 617 alunos da Secretaria Municipal de Educação de Firminópolis e classificá-los segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS,2006), foi observado uma alta prevalência de estudantes com excesso de peso, 29,98% (185) dos avaliados. Para o enfrentamento deste problema, é imprescindível o trabalho interdisciplinar entre o setor saúde e educação, com o foco na promoção de uma vida saudável e prevenção de patologias. A educação alimentar e nutricional (EAN) deve ser realizada de forma contínua e efetiva, contribuindo para que os alunos construam um hábito de vida mais saudável e entendam o papel da alimentação de uma forma mais simplificada. Por ser algo tão presente no nosso cotidiano, a alimentação pode ser abordada como uma temática transversal e por todos os componentes da comunidade escolar. Com intuito de sensibilizar e conscientizar sobre essa problemática e propor atividades para seu enfrentamento nas diversas esferas, esse projeto propõe atividades com os estudantes, merendeiras, corpo docente e responsáveis como forma de abordar de forma integral o assunto e os atores nele envolvidos.