Projetos de Extensão
Nome do Projeto | Situação | Cursos Envolvidos | Apresentação |
Integração ensino-serviço-comunidade no Centro Regional de Desenvolvimento da Educação e do Trabalho Interprofissional | Em andamento | Enfermagem, Medicina, Nutrição, Odontologia |
A Integração Ensino-Serviço-Comunidade (IESC) é um processo potente de diálogo constante entre a educação, o trabalho e o usuário do sistema de saúde. A IESC é fomentadora da interação transformadora entre a universidade e a sociedade, nesse caso especialmente, entre a universidade e o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS). A Educação Interprofisisonal (EIP) e a prática colaborativa defendem que duas ou mais profissões trabalhando juntas, de forma a aprenderem com, de e sobre cada uma delas, tem potencial para garantir que a comunidade receba o melhor cuidado da maneira mais eficiente possível. Este projeto tem como objetivo promover a IESC por meio da Educação e do Trabalho Interprofissional na Atenção Primária à Saúde (APS). O projeto será realizado na Regional Oeste II, umas das regiões de saúde do Estado de Goiás (com 13 municípios) e tem tempo inicial de duração de 5 anos. Espera-se com esse projeto o aprimoramento da qualidade da assistência prestada aos usuários da APS desta região; fortalecimento da APS e do processo de trabalho nas equipes de saúde; mudança no perfil de futuros profissionais de saúde; produção de conhecimento acerca dos impactos da promoção da IESC; criação de um modelo matriz de referência para outras universidades em diferentes regiões do país. |
PROJETO RESPIRA GOIÁS - Roteiro e Estruturação em Saúde Pública Integrando os agravos Respiratórios e Ações programáticas em Goiás | Em Andamento | Medicina |
Esta proposta traz a junção de vontades e anseios de dois lados que estão organicamente ligados: a academia e o serviço, tendo a extensão universitária como o amalgama dessa relação, no percurso da formação do profissional cidadão. O princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, é apresentado como um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico, tecnológico, social e político que promove a interação entre a universidade e outros setores da sociedade . Seu pressuposto assume a extensão como um espaço de formação cidadã e de produção de conhecimento, além de ser um espaço privilegiado de interlocução com as comunidades, que oferece elementos para repensar [as práticas] do projeto políticopedagógico [dos espaços de ensino aprendizagem]. Nessa perspectiva, apresentamos uma proposta integradora de ações entre a academia e a comunidade, almejando uma construção em mão dupla e com implantação gradual. O espaço de intervenção será a partir de ações nos municípios. A região de saúde de Goiás, São Patrício II, composta por 8 municípios, foi escolhida inicialmente para implantação do projeto RESPIRA Goiás. Asma, DPOC e tuberculose estão entre as doenças respiratórias mais frequentes na atenção primária de saúde. Por isso, as ações de saúde para melhoria do cuidado em saúde, na rede básica de saúde, serão voltadas mais especificamente para estas. Universidade Federal de Goiás. Resolução CONSUNI 39/2020 (www.ufg.br) Moacir Gadotti (2017). Extensão Universitária: para quê? (www.paulofreire.org). |