Estágio comunitário Interprofissional

O Estágio Comunitário Interprofissional é realizado pelos cursos de Enfermagem, Medicina, Nutrição e Odontologia no Câmpus Firminópolis da UFG, com o objetivo de desenvolver ações de saúde no âmbito da Atenção Primária por meio do exercício interprofissional, visando à prática colaborativa, nos municípios de Firminópolis e São Luís de Montes Belos.

O estágio ocorre por um período de quatro semanas para os estudantes dos cursos de Enfermagem, Medicina, Odontologia e seis semanas para aqueles do curso de Nutrição. As atividades são desenvolvidas nas Unidades Básicas de Saúde dos dois municípios com ênfase na Atenção Básica, onde o estagiário pode compreender e atuar sobre os determinantes sociais de saúde. A integração ensino-serviço-comunidade é o eixo norteador do Estágio Comunitário, o qual permite o desenvolvimento de ações não só no serviço de saúde, mas também em outros cenários de prática, incluindo as Secretarias de Educação dos municípios, onde são realizados os Programas Saúde na Escola (PSE) e o de Alimentação e Nutrição Escolar (PNAE).

Os estudantes exercem suas atividades orientados pelas políticas de saúde vigentes e que estejam diretamente relacionadas às atividades na Atenção Básica, entre elas a Política Nacional de Atenção Básica (2017) e os demais cadernos, protocolos, padronizações e programas de Atenção Básica existentes. Além disso, os estudantes devem se envolver com o controle social dos municípios participando e articulando juntamente com os Conselhos de Saúde discussões pertinentes à melhoria da assistência prestada aos usuários.

Os Convênios entre os municípios de Firminópolis, São Luís de Montes Belos e a UFG, atualizados regularmente, garantem que os acadêmicos recebam apoio no transporte, hospedagem e alimentação no Campus Avançado de Firminópolis. A UFG também é responsável por parte dos recursos que viabilizam o funcionamento do campus, além de disponibilizar recursos humanos para administração e coordenação das atividades da integração ensino-serviço.

O estágio é regulamentado pela Lei nº 11.788/2008 (BRASIL, 2008); pelo Regulamento Geral dos Cursos de Graduação da UFG(UFG, 2017a) e pela Resolução CEPEC, nº 1538/2017, que disciplina os estágios curriculares obrigatórios e não obrigatórios dos cursos de bacharelado da UFG (UFG, 2017b). O Estágio Comunitário Interprofissional também é regulamentado pelos Projetos Pedagógicos e Matrizes Curriculares dos cursos envolvidos.

Para conhecer as particularidades deste estágio de forma mais aprofundada, acesse o Manual do Estágio Comunitário Interprofissional.

Para conhecer a visão de um estagiário que passou pelo ECI e as suas sugestões de como aproveitar ao máximo a experiência, acesse Manual do ECI: visão de um estagiário de odontologia.