Projetos de Pesquisa

Nome do Projeto Situação Cursos Envolvidos Apresentação
EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE Em Andamento Enfermagem, Medicina, Nutrição, Odontologia

A Educação Interprofissional (EIP) é conhecida como ocasião onde duas ou mais profissões que aprendem como, de e sobre cada uma delas para melhorar a colaboração e a qualidade da assistência. A lógica do trabalho em equipe na Atenção Primária à Saúde (APS) faz deste espaço de prática, potente para a implementação das ações de EIP e para o exercício da prática colaborativa.

Diversas ações em EIP identificadas no Brasil e no mundo, mostram a importância do incentivo desta práxis na educação e na saúde, porém estudos que demostram o impacto da EIP na formação em saúde, mas especialmente para a melhoria na qualidade da assistência, ainda são incipientes. Considerando esta necessidade e para que seus efeitos sirvam de exemplo para a mudança do paradigma da formação atual e fortalecimento da APS por meio da relação ensino, serviço e comunidade, este estudo tem como objetivo explorar a EIP e seus efeitos no ensino, no serviço e para a comunidade no contexto da APS.

Trata-se de um estudo de métodos mistos do tipo triangulação concorrente, que coletará dados quantitativos e qualitativos concomitantemente e, em seguida, serão analisados de forma interconectada com o objetivo de capturar as relações entre as variáveis de interesse de estudo.

O período do estudo será de 10 anos (2025-2035), e será realizado nos municípios de Goiânia, Firminópolis e São Luís de Montes Belos, estado de Goiás. Participarão do estudo estudantes, docentes, trabalhadores de saúde, gestores e usuários das unidades de saúde onde a Universidade Federal de Goiás desenvolve ações em EIP.

Espera-se que o estudo evidencie os impactos e a eficácia da EIP no ensino, para o serviço e para a comunidade, que os conhecimentos produzidos sirvam de modelo para mudanças de paradigma na formação dos novos profissionais de saúde, além de demostrar ser a EIP, um importante elemento para o fortalecimento da APS e da prática colaborativa, fomentando uma APS cada vez mais interprofissional.