Conheça o Câmpus Firminópolis

As atividades da Universidade Federal de Goiás em Firminópolis iniciaram-se em 1971 e em 1978 o Centro Rural Universitário de Treinamento e Ação Comunitária – CRUTAC foi criado pela UFG. No decorrer dos anos passou a ser chamado Campus Avançado de Firminópolis, através da reforma e ampliação da unidade e, ainda hoje, mais de 50 anos após início das atividades, o Campus Firminópolis continua em pleno funcionamento. 

Sob diretoria da profa. Bárbara Souza Rocha, desde novembro de 2024, conta com dois servidores da UFG, técnicos administrativos, Mauro Molina Pedroso, diretor, responsável pela administração do Campus, e Natália Alberto Alves Brandão Marques, biomédica, que atua na coordenação das atividades de estágio e mediação da integração ensino-serviço-comunidade. A equipe de apoio e manutenção do Campus e estágio conta com seis funcionários terceirizados pela UFG, sendo eles: dois seguranças, responsáveis pela vigília noturna do Campus;  duas cozinheiras, responsáveis pelo preparo das três refeições realizadas pelos alunos no Campus, em turnos alternados;  jardineiro, que cuida da manutenção da área externa e serviços gerais do campus;  e motorista, responsável pelo transporte dos estagiários do Campus até as unidades de estágio nos dois municípios envolvidos. Uma funcionária responsável pela limpeza é cedida pelo município de Firminópolis para realizar a manutenção da limpeza do campus. Para além da equipe descrita, que atua presencialmente no Campus, estão envolvidos na organização do estágio comunitário: um professor orientador de cada unidade acadêmica, o preceptor (supervisor) do estágio de cada área (profissional contratado pelas Secretarias de Saúde ou de Educação de Firminópolis e São Luís de Montes Belos) e o próprio estudante. Esta equipe está sob a coordenação da Diretoria de Acompanhamento e Promoção Estudantil (DAPE), instância da Pró-reitoria de Graduação da UFG.

Atualmente, alunos dos cursos de Enfermagem, Medicina, Nutrição e Odontologia, em regime de internato de quatro a oito semanas, realizam o Estágio Comunitário Interprofissional, com o objetivo de desenvolver ações de saúde no âmbito da Atenção Primária à Saúde (APS) nos municípios de Firminópolis e São Luís de Montes Belos, por meio do exercício interprofissional, visando à prática colaborativa, em consonância com os princípios do SUS e com as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos da área da saúde. As atividades são desenvolvidas nas Unidades Básicas de Saúde dos dois municípios com ênfase na APS, onde o estagiário pode compreender e atuar sobre os determinantes sociais de saúde.

A integração ensino-serviço-comunidade é o eixo norteador do Estágio Comunitário Interprofissional, o qual permite o desenvolvimento de ações não só no serviço de saúde, mas também em outros cenários de prática, incluindo as Secretarias de Educação dos municípios, onde são realizados os Programas Saúde na Escola (PSE) e o de Alimentação e Nutrição Escolar (PNAE). Os estudantes exercem suas atividades orientados pelas políticas de saúde vigentes e que estejam diretamente relacionadas às atividades na APS, entre elas a Política Nacional de Atenção Básica (2017) e os demais cadernos, protocolos, padronizações e programas de APS existentes. Além disso, os estudantes devem se envolver com o controle social dos municípios participando e articulando juntamente com os Conselhos de Saúde discussões pertinentes à melhoria da assistência prestada aos usuários. Além de todas as atividades previstas nos planos de ensino dos cursos, mensalmente está prevista a realização do estudo de uma situação-problema que propicia a vivência da educação interprofissional e a realização de práticas colaborativas. 

Os Convênios entre os municípios de Firminópolis, São Luís de Montes Belos e a UFG, atualizados regularmente, garantem que os acadêmicos recebam apoio no transporte, hospedagem e alimentação no Campus Firminópolis. A UFG também é responsável por parte dos recursos que viabilizam o funcionamento do Campus, além de disponibilizar recursos humanos para administração e coordenação das atividades da integração ensino-serviço.  O estágio é regulamentado pela Lei nº 11.788 de 25 de setembro de 2008 (BRASIL, 2008); pelo Regulamento Geral dos Cursos de Graduação (UFG, 2017a) e pela Resolução CEPEC, nº 1538 de 06 de outubro de 2017 que disciplina os estágios curriculares obrigatórios e não obrigatórios dos cursos de bacharelado da UFG (UFG, 2017b). O Estágio Comunitário Interprofissional também é regulamentado pelos Projetos Pedagógicos e Matrizes Curriculares dos cursos envolvidos.

 

O PAPEL DO CAMPUS FIRMINÓPOLIS

 

  • Promover a integração Universidade-Comunidade, de forma a assegurar o desenvolvimento e a formação de profissionais mais condizentes com a realidade;

 

  • Proporcionar aos acadêmicos a vivência de um estágio com ações em saúde interprofissionais, com vistas à prática colaborativa na Atenção Básica, em consonância com os princípios do SUS e com as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos da área da saúde.

 

  • Possibilitar à Universidade uma participação efetiva no processo de desenvolvimento sócio-econômico-cultural e da saúde em nível local e regional;

 

  • Conjugar esforços com órgãos Federais, Estaduais e Municipais, bem como com empresas ou instituições privadas, de modo a proporcionar, através das várias modalidades de extensão, melhores condições de desenvolvimento regional, em especial na área da saúde, desenvolvendo suas atividades, preferencialmente, junto às Unidades Básicas de Saúde e Estratégia de Saúde da Família.

 

  • Oferecer bases físicas, administrativas e tecnológicas para a realização de programas de extensão universitária e de pesquisa;

 

  • Favorecer a realização de cursos de extensão, de forma a garantir a utilização de tecnologia adequada ao desenvolvimento regional, bem como a melhoria do desempenho profissional;

 

  • Manter convênio com as Prefeituras Municipais.