Conheça o Câmpus Firminópolis

O Centro Rural Universitário de Treinamento e Ação Comunitária – CRUTAC foi criado em 1978 pela Universidade Federal de Goiás. Posteriormente o mesmo passou por uma reforma no ano de 1985. No ano de 1985 a Prof. Dra. Maria do Rosário Cassimiro (reitora da UFG) afirmou “Firminópolis com seu campus avançado é uma porta entre a Universidade Federal de Goiás e uma parcela da população goiana. Aqui professores e alunos no atendimento a comunidade buscam o conhecimento dos problemas desta visando fundamentar a construção do tipo de Universidade de que Goiás e o Brasil precisam”. No ano de 1989 o CRUTAC passou a ser chamado de Campus Avançado de Firminópolis, através da reforma e ampliação da unidade.

Ainda hoje, mais de 40 anos após inauguração da sede atual, o Câmpus Firminópolis continua em pleno funcionamento. Alunos dos cursos de Enfermagem, Medicina, Nutrição e Odontologia, em regime de internato, realizam o Estágio Comunitário Interprofissional, com o objetivo de desenvolver ações de saúde no âmbito da Atenção Básica por meio do exercício interprofissional, visando à prática colaborativa, nos municípios de Firminópolis e São Luís de Montes Belos.

Os Convênios entre os municípios de Firminópolis, São Luís de Montes Belos e a UFG, atualizados regularmente, garantem que os acadêmicos recebam apoio no transporte, hospedagem e alimentação no Campus Firminópolis. A UFG também é responsável por parte dos recursos que viabilizam o funcionamento do campus, além de disponibilizar recursos humanos para administração e coordenação das atividades da integração ensino-serviço.

O PAPEL DO CAMPUS FIRMINÓPOLIS

• Promover a integração Universidade-Comunidade, de forma a assegurar o desenvolvimento e a formação de profissionais mais condizentes com a realidade;

• Proporcionar aos acadêmicos a vivência de um estágio com ações em saúde interprofissionais, com vistas à prática colaborativa na Atenção Básica, em consonância com os princípios do SUS e com as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos da área da saúde.

• Possibilitar à Universidade uma participação efetiva no processo de desenvolvimento sócio-econômico-cultural e da saúde em nível local e regional;

• Conjugar esforços com órgãos Federais, Estaduais e Municipais, bem como com empresas ou instituições privadas, de modo a proporcionar, através das várias modalidades de extensão, melhores condições de desenvolvimento regional, em especial na área da saúde, desenvolvendo suas atividades, preferencialmente, junto às Unidades Básicas de Saúde e Estratégia de Saúde da Família.

• Oferecer bases físicas, administrativas e tecnológicas para a realização de programas de extensão universitária e de pesquisa;

• Favorecer a realização de cursos de extensão, de forma a garantir a utilização de tecnologia adequada ao desenvolvimento regional, bem como a melhoria do desempenho profissional;

• Manter convênio com as Prefeituras Municipais.