O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

News

Caminhada raros geral
UFG participa da Semana das Doenças Raras em São Luís de Montes Belos

A Universidade Federal de Goiás (UFG) foi protagonista em diversas atividades durante a Semana das Doenças Raras, realizada em São Luís de Montes Belos, que incluiu capacitação para profissionais de saúde, fórum de discussão e a 1ª Caminhada pelos Raros. O evento, organizado em parceria com a Câmara Municipal e a Associação Pró-Cura da ELA, teve o objetivo de sensibilizar e promover a inclusão e o diagnóstico precoce das doenças raras.

caminhada pelos raros
1ª Caminhada pelos Raros em São Luís de Montes Belos/GO: Conscientização sobre Doenças Raras

A 1ª Caminhada pelos Raros acontecerá no dia 28 de fevereiro, Dia Mundial das Doenças Raras, em São Luís de Montes Belos/GO, com concentração às 8h na Praça Stanislau Van Melis. O evento visa promover a conscientização sobre as doenças raras e faz parte da Semana das Doenças Raras, com apoio da Câmara Municipal, Prefeitura, Associação Pró-cura da ELA e UFG. A campanha "Os raros são muitos" destaca a importância da inclusão e do diagnóstico precoce dessas condições.

banner cancer bucal ação
Ações sobre prevenção do câncer de boca e higiene de próteses mobiliza acadêmicos de odontologia no município de São Luís de Montes Belos

O câncer de boca afeta os lábios e o interior da cavidade oral. Dentro da boca devem ser observados gengivas, bochechas, céu da boca, língua (principalmente as bordas), além da região embaixo da língua. O câncer do lábio é mais comum em pessoas brancas e ocorre mais frequentemente no lábio inferior. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que em 2020 houveram 15.190 novos casos de câncer de boca no Brasil, sendo 11.180 homens. O câncer de boca acomete mais os homens acima dos 40 anos. Um pequeno grupo de pacientes mais jovens, não tabagistas e não alcóolicos, pode desenvolver a doença. É uma doença que pode ser prevenida de forma simples, desde que seja dada ênfase à promoção à saúde, ao aumento do acesso aos serviços de saúde e ao diagnóstico precoce. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que a prevenção pode ajudar a reduzir a incidência de câncer em até 25% até 2025.

MAIO MARROM
Maio Marrom e o Dia Mundial Sem Tabaco

O Dia Mundial Sem Tabaco, 31 de maio, foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. O tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas por ano, no mundo. De acordo com o INCA O câncer de pulmão, segundo as estimativas 2020, é o terceiro mais comum em homens (17.760 casos novos) e o quarto em mulheres no Brasil (12.440 casos novos). Em cerca de 85% dos casos diagnosticados, o câncer de pulmão está associado ao consumo de derivados de tabaco. O cigarro é, de longe, o mais importante fator de risco para o desenvolvimento do câncer de pulmão. Parar de fumar pode ser desafiador, especialmente com o estresse social e econômico adicional que surgiu como resultado da pandemia. Em todo o mundo, cerca de 780 milhões de pessoas dizem querer parar de fumar, mas apenas 30% delas têm acesso às ferramentas que podem ajudá-las a fazer isso. 

 

Conheça o fluxograma firminopolis
CONHEÇA O FLUXOGRAMA DE SERVIÇOS OFERTADOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE DE FIRMINÓPOLIS

Os acadêmicos de medicina da Universidade Federal de Goiás (Ana Luiza Cezário de Morais, Renata Macedo de O. Lopes, Rafael C. Ataides , Vinícius S. Santana), que passaram pelas unidades básicas de saúde (UBS) de Firminópolis durante as quatro semanas do estágio comunitário interprofisisonal (ECI) nos meses de fevereiro e março de 2023 deixaram uma grande contribuição aos profisisonais das unidades, à secretaria municipal de saúde, à comunidade e aos estagiários da UFG que os sucederão nos meses seguintes.

Diante da vivência na UBS Dr. Vânio Medeiros de Melo (UBS Central de Firminópolis), os alunos observaram o desconhecimento de grande parte dos usuários do SUS, e até mesmo de parte da equipe de saúde, a respeito do funcionamento e de atribuições da Atenção Básica, o que de forma prática se reflete na solicitação excessiva de encaminhamentos para a atenção secundária. Os principais impactos desses comportamento são: a baixa resolutividade na atenção primária, a sobrecarga na atenção secundária e a perda da longitudinalidade. 

Decidiram então intervir nessa situação problema, propondo metas e objetivos que se iniciaram na identificação de necessidades dos usuários e profissionais, passando pelo reconhecimento dos serviços disponíveis e criação de fluxograma dos serviços, finalizando ao levar o conteúdo para a comunidade de forma simples e de fácil compreensão, tanto pelos agentes comunitários de saúde (ACS) quanto pelos próprios usuários, em consultas e grupos em que estivessem participando durante o estágio. Além das reuniões com usuários e profissionais da atenção básica, foram produzidos folders educativos para serem anexados às UBS e divulgados nas redes sociais da secretaria municipal de saúde de Firminópolis. O resultado do trabalho superou as expectativas e parte do que foi produzido está apresentado abaixo.

Firmi aos olhos de Bru: Primeiro portfólio  reflexivo em vídeo do ECI
O Estágio Comunitário Interprofissional em Firminópolis documentado pela primeira vez em vídeo

O portfólio reflexivo consta como atividade avaliativa proposta aos alunos que vivenciam o Estágio Comunitário Interprofissional (ECI) no Campus Firminópolis da UFG e une descrição, reflexões e correlação teórica relativas às experiências vividas pelos acadêmicos de enfermagem, medicina, nutrição e odontologia, nas 4 a 6 semanas de estágio em atenção básica. A criatividade e pessoalidade são estimuladas nesta atividade. Diversos são os formatos elaborados pelos acadêmicos, desde o tradicional modelo ABNT, passando por cartas, transcrições de podcasts e poesias. No entanto, ainda não haviam escolhido o formato de vídeo.

Manual ECI - visão de um estagiário da odontologia
Manual do Estágio Comunitário Interprofissional : visão de um estagiário de odontologia

Uma das atividades avaliativas propostas aos acadêmicos que participam do Estágio Comunitário Interprofissional (ECI) no Campus Firminópolis é o portfólio reflexivo, que mescla aspectos descritivos/narrativos do dia a dia do acadêmico na atenção básica, aspectos reflexivos, que estimulam o espírito crítico dos estudantes e referencial teórico associado ao Sistema Único de Saúde (SUS), Estratégia de Saúde da Família (ESF), atenção primária à saúde (APS), entre outros. Os estagiários devem contemplar alguns tópicos na atividade e são avaliados pela apresentação, organização, uso correto da língua portuguesa, reflexões e progresso no estágio, responsabilidade, correlação teórico-prática, síntese conclusiva e criatividade. Alguns alunos extrapolam a criatividade e nos presenteiam com seus portfólios reflexivos muito bem apresentados e ilustrados. Apresento, a seguir, o conteúdo de um portfólio reflexivo do aluno de odontologia, Daniel Lobato Ferreira, que vivenciou o ECI em agosto de 2022. Daniel preparou um "Manual" para o estagiário, com um verdadeiro passo a passo de como tirar máximo proveito da experiência proposta. Que suas vivências possam trazer expectativas positivas aos acadêmicos que ainda virão. Daniel, o ECI te agradece e te parabeniza pelo envolvimento no estágio e na atividade proposta! 

Encontro com reitoria da UFG sobre o ECI
Discutindo o fortalecimento da interiorização da UFG

No dia 11 de outubro de 2022, aconteceu no gabinete da reitoria, em Goiânia, uma reunião entre reitoria, membros da PROGRAD, servidores técnico-administrativos e docentes envolvidos na coordenação do Estágio Comunitário Interprofissional (ECI) do Campus Firminópolis. A reunião foi a primeira da reitora na nova gestão com a equipe envolvida com o Campus Firminópolis e sucedeu a visita de membros da PROGRAD e docentes dos cursos envolvidos no ECI que aconteceu a Firminópolis no dia 19 do mês anterior.

5ª Reunião Ordinária CIR Oeste II - Mesa formada por autoridades
A UFG estimulando a participação  social nas decisões e ações referentes ao sistema de saúde

No dia 06 de outubro, aconteceu, no Salão da Maçonaria da cidade de Firminópolis, a 5ª Reunião da Comissão Intergestores Regional - CIR Oeste II. O evento contou com a participação de secretários de saúde da região, da Regional de saúde Oeste II e técnicos dos 13 municípios que compõem a regional, membros do conselho de saúde e comunidade. Tivemos ainda a participação de todos os nove alunos do Estágio Comunitário Interprofissional (ECI) do Campus Firminópolis da UFG, do ciclo de outubro, além da coordenadora da integração ensino-comunidade do ECI, membro representante da UFG no Conselho Municipal de Saúde de Firminópolis, Natália Marques.

Apresentação - Agosto Dourado Aurilândia - GO
Agosto Dourado: De mãe para mãe - Mitos e verdades sobre a amamentação
A Prefeitura Municipal, juntamente com a Secretaria de Saúde e Secretaria de Assistência Social de Aurilândia-GO (município integrante da Regional de Saúde Oeste II, vizinho à São Luís de Montes Belos), promoveu no dia 25 de agosto de 2022, um evento em comemoração ao "Agosto Dourado", em incentivo à amamentação. Foi servido um café da manhã e, em seguida, realizou-se uma roda de conversa com o tema "De Mãe para Mãe - mitos e verdades sobre a amamentação" para as gestantes e mães que amamentam. O evento aconteceu no auditório do CRAS e contou com a participação da Prefeita Maria Aparecida, das Secretárias Maria Eugilene e Giselle. A Biomédica e coordenadora da integração ensino-serviço do estágio comunitário interprofissional no Campus da UFG de Firminópolis, Natália Marques, juntamente com as estagiárias dos cursos de enfermagem e odontologia, falaram sobre a importância do aleitamento materno e discutiram com as participantes os mitos e verdades sobre o tema. A Assistente Social, Lorena Rocha, explanou sobre o Curso de Gestantes, ofertado pelo município, convidando as gestantes para participarem. Ao final, todas as gestantes e mães que participaram do evento ganharam um linda caneca personalizada com a temática do encontro.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.