Professora da FANUT/UFG desenvolve estudo sobre Planejamento Estratégico do CeFIS
TCC de especialização em Gestão Pública contribui para o fortalecimento da formação interprofissional em saúde
Texto: Eduardo Almeida

Foto: Defesa do TCC
A professora da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Goiás (FANUT/UFG), Nara Aline Costa, concluiu seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Especialização em Gestão Pública da UFG com um estudo voltado ao fortalecimento da gestão universitária e da formação em saúde. Intitulada “Planejamento Estratégico em uma Instituição Pública de Ensino: análise do primeiro ano de implementação em um câmpus do interior”, a pesquisa teve como foco a avaliação do primeiro ano de execução do Planejamento Estratégico do Centro de Formação Interprofissional em Saúde (CeFIS/UFG), no Campus Firminópolis.
O trabalho analisou a implementação das ações previstas para o período de 2025 a 2028 e o desempenho dos indicadores estratégicos definidos para o primeiro ano de vigência do plano. A pesquisa demonstrou que o Planejamento Estratégico do CeFIS foi estruturado em consonância com as diretrizes institucionais da UFG e com referenciais teóricos da gestão pública, contemplando etapas fundamentais como análise ambiental, definição da identidade institucional, elaboração de objetivos e metas, gestão de riscos e monitoramento das ações.
Segundo a professora Nara, a escolha do tema surgiu a partir de sua trajetória profissional e do interesse em aprofundar conhecimentos na área da gestão pública. Seu primeiro contato com o planejamento estratégico ocorreu durante o período em que atuou como coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Saúde (PPGNUT). A experiência despertou o desejo de compreender melhor os processos de planejamento e gestão institucional, motivando sua participação na especialização. “Foi uma experiência muito boa. Agregou não só profissionalmente, mas também pessoalmente. Durante o curso, o planejamento estratégico apareceu novamente como um tema que me chamou muita atenção. Quando chegou o momento de definir o TCC, eu queria desenvolver algo que tivesse aplicação prática e que pudesse gerar retorno para a Universidade, já que fui contemplada com uma bolsa destinada aos servidores da UFG”, relata.
A definição do objeto de estudo contou com o apoio da Secretaria de Planejamento, Avaliação e Informações Institucionais (SECPLAN/UFG). A partir de uma análise das demandas institucionais, foi sugerido que a pesquisa abordasse o Planejamento Estratégico do Campus Firminópolis, unidade reconhecida por sua relevância para a interiorização da universidade e para a formação em saúde no estado de Goiás. “Fiquei muito entusiasmada com essa possibilidade porque reunia aspectos que considero fundamentais: a atuação próxima da comunidade, a interiorização da universidade, a área da saúde e uma experiência de gestão muito interessante”, destaca a professora.
Durante o desenvolvimento da pesquisa, Nara realizou reuniões técnicas e diálogos com integrantes da equipe do Centro, o que possibilitou uma compreensão mais aprofundada sobre a realidade e o funcionamento do Campus Firminópolis. A professora destaca que o contato com as atividades desenvolvidas pela unidade ampliou sua visão sobre o impacto social da formação interprofissional em saúde e sobre a articulação construída entre universidade, serviços de saúde e municípios parceiros. “Foi uma oportunidade que me enriqueceu muito. Conhecer melhor a realidade do Campus, a estrutura, o trabalho realizado por uma equipe pequena, mas extremamente comprometida, e o impacto das ações junto à Atenção Primária à Saúde e às prefeituras foi algo muito significativo para mim. Profissionalmente, foi uma forma de colocar em prática os conhecimentos adquiridos ao longo da especialização”, afirma.
Os resultados do estudo apontam avanços iniciais na implementação do Planejamento Estratégico do CeFIS, especialmente na estruturação das ações e no alinhamento institucional. Ao mesmo tempo, a pesquisa identificou oportunidades de aprimoramento relacionadas ao monitoramento dos indicadores, à definição de responsabilidades e ao fortalecimento dos mecanismos de acompanhamento das metas. Entre os indicadores efetivamente executados em 2025, a maioria alcançou ou superou os resultados previstos, demonstrando o potencial do planejamento estratégico como ferramenta para o fortalecimento da gestão e da formação em saúde.
Fonte: Comunicação Centro Firminópolis
