CeFIS/UFG lança capítulo sobre educação interprofissional no 14º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva
Publicação aborda estratégias de um estágio curricular na Atenção Primária à Saúde e marca a ampliação da visibilidade nacional do Centro de Formação Interprofissional em Saúde
Texto: Eduardo Almeida

Foto 01: Os(as) docentes Nayara Vieria (FEN/UFG), Túlio Nogueira (FO/UFG), Bárbara Rocha (FEN/UFG) e Maria Goretti (FO/UFG) junto ao livro lançado
Docentes do Centro de Formação Interprofissional em Saúde da Universidade Federal de Goiás (CeFIS/UFG) participaram, entre 28 de novembro e 3 de dezembro, do 14º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (Abrascão), realizado em Brasília. Considerado o maior encontro da área no país, o congresso reuniu estudantes, pesquisadores, gestores e profissionais para debater democracia, equidade e justiça climática, tema central desta edição.
Durante o evento, os docentes celebraram o lançamento do livro “Estratégias para o Fortalecimento da Educação e do Trabalho Interprofissional no SUS”, que reúne experiências de diferentes instituições brasileiras. A obra conta com o capítulo 8 “Caminhos para a Educação Interprofissional na Atenção Primária à Saúde: estratégias de um estágio curricular”, escrito pelos professores responsáveis pelo estágio interprofissional do CeFIS e pela coordenadora administrativa do Centro. (Acesse aqui a obra completa).
Além da publicação, o grupo apresentou o pôster “Estudo da Situação-Problema: temas e análises produzidas pelos estudantes em 2024”, que destaca os principais achados e práticas desenvolvidas no âmbito do estágio interprofissional.

Foto 02: Docentes junto ao pôster
Visibilidade nacional e fortalecimento do CeFIS

Para a diretora do CeFIS, professora Bárbara Rocha, a presença da equipe no Abrascão representa um marco na consolidação das práticas formativas desenvolvidas pelo Centro.“O Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva é o maior congresso da área no Brasil, e participar dele com um capítulo publicado e um trabalho apresentado é de grande importância. Isso traz visibilidade nacional e até internacional para o que fazemos no estágio interprofissional”, afirma.
Segundo ela, o capítulo descreve e analisa as estratégias adotadas na implantação do estágio interprofissional, alinhado aos princípios da Educação Interprofissional em Saúde (EIP). Já a apresentação em formato de pôster detalha os principais temas e estudos elaborados pelos estudantes no Estudo da Situação-Problema, desenvolvido ao longo de 2024.“A oportunidade de apresentar o que realizamos permite dialogar com outras experiências que já acontecem no Brasil, identificar caminhos de fortalecimento e também apoiar iniciativas de outras instituições. É um momento de troca muito significativo”, explica a diretora.
A professora destaca ainda que a publicação do capítulo inaugura um novo momento para o CeFIS:“É uma fase importante de dar visibilidade ao nosso trabalho. Pela primeira vez temos um material publicado que apresenta, de forma abrangente, as estratégias, fortalezas e desafios da implantação do estágio interprofissional. É um conteúdo acessível, que outras instituições poderão consultar para compreender melhor a nossa experiência.”
O Abrascão 2024: democracia, equidade e clima no centro do debate

Realizado trienalmente, o Abrascão reúne a comunidade da Saúde Coletiva para refletir sobre os desafios contemporâneos que impactam a vida da população. Em Brasília, cidade marcada pela diversidade e pelas desigualdades que expressam a realidade do país, o evento discutiu as relações entre democracia, justiça climática e equidade.
A programação contou com mesas-redondas, grandes debates, relatos de pesquisa e experiências, produções técnicas, atividades culturais e a tradicional Tenda Paulo Freire, espaço de diálogo entre educação, saúde e movimentos sociais. Inspirado pelos ipês que florescem mesmo em condições adversas, o congresso buscou construir caminhos coletivos para a defesa da saúde como direito e para o fortalecimento de políticas públicas mais justas e inclusivas.
Produção de conhecimento e compromisso social
A participação dos docentes do CeFIS/UFG no Abrascão reforça o papel da Universidade Federal de Goiás na formação de profissionais comprometidos com o SUS e com a transformação social. O estágio interprofissional, eixo central do capítulo lançado, consolida práticas colaborativas entre estudantes de diferentes cursos da área da saúde, aproximando-os da realidade dos serviços e das necessidades da população.
Com a publicação e a apresentação dos trabalhos, o CeFIS amplia sua inserção no cenário nacional, compartilhando metodologias, desafios e avanços que contribuem para o fortalecimento da Educação Interprofissional no Brasil.
Fonte: Comunicação Centro Firminópolis
