Experiência do CeFIS inspira modelo de estágio interprofissional na UFPE
Integração é referência nacional para universidades
Texto: Eduardo Almeida

Foto 1: Reunião
A experiência pioneira do Centro de Formação Interprofissional em Saúde (CeFIS) da Universidade Federal de Goiás (UFG) está servindo de referência nacional para outras instituições de ensino superior. Na manhã de ontem (11/11), a diretora do CeFIS, professora Bárbara Rocha, reuniu-se virtualmente com docentes do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para discutir a viabilização da implantação do modelo de estágio comunitário interprofissional desenvolvido pela UFG — o único do país nos moldes atuais.
Durante o encontro, estiveram presentes representantes de diferentes cursos da área da saúde da UFPE, como enfermagem, fonoaudiologia, terapia ocupacional, odontologia e outras graduações, além da vice-diretora do Centro de Saúde, que concentra a formação dessas graduações. O grupo integra um grupo de trabalho instituído pela direção do CCS/UFPE para pensar a implementação de um módulo interprofissional no estágio curricular obrigatório.
Segundo a professora Bárbara Rocha, o objetivo da reunião foi compartilhar a trajetória, os desafios e as conquistas do CeFIS na consolidação da educação interprofissional na atenção primária. “Elas queriam conhecer nossa experiência, ouvir nossos desafios e dificuldades, para pensar numa proposta adaptada à realidade delas. Nós conversamos sobre o papel da preceptoria, a integração com os serviços e a formação docente para a educação interprofissional”, destacou.
Como encaminhamento, ficou definida uma visita presencial da equipe do CeFIS à UFPE para a realização de uma sensibilização junto a docentes e estudantes sobre a proposta de estágio curricular interprofissional. Durante o processo, o CeFIS-UFG irá assessorar a universidade pernambucana, disponibilizando documentos orientadores como o Plano de Ensino Comum e o Manual do Estágio, que servirão de base para a construção da nova proposta.
“Foi uma reunião muito produtiva. A ideia é que a nossa experiência sirva de modelo para que elas consigam replicar na UFPE um estágio como o nosso, adaptado à realidade local”, concluiu Bárbara Rocha.
O CeFIS-UFG é referência nacional na formação interprofissional em saúde, articulando ensino, serviço e comunidade para a formação integrada de estudantes de diferentes cursos da área da saúde.
Fonte: Comunicação Centro Firminópolis
