Card CeFIS no CG

CeFIS promove oficina sobre formação interprofissional em saúde no Câmpus Goiás

Fortalecimento da interiorização da universidade

Texto: Eduardo Almeida

CeFIS no CG (2)

A diretora do Centro de Formação Interprofissional em Saúde (CeFIS) da Universidade Federal de Goiás (UFG), professora Bárbara Rocha, participou na última quarta-feira (15) de uma oficina no Câmpus Goiás da UFG, voltada à discussão sobre formação em saúde e práticas colaborativas no Sistema Único de Saúde (SUS). O encontro reuniu profissionais da rede municipal de saúde da cidade de Goiás e estudantes dos cursos de Serviço Social e Direito da unidade. A atividade integrou a programação do XIII CONEPEC, Congresso de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura.  

Segundo a professora Bárbara Rocha, a atividade teve como foco principal refletir sobre a importância da formação em saúde na perspectiva da interprofissionalidade, tanto para estudantes de graduação quanto para profissionais que já atuam no SUS. “A ideia era falar da formação em saúde e da importância da interprofissionalidade como estratégia para a melhoria da qualidade da assistência e fortalecimento das práticas colaborativas”, destacou.

Durante a oficina, foram discutidos os diferentes termos utilizados para descrever o trabalho em equipe na saúde e os equívocos frequentemente associados a eles. “Abordamos os significados de interdisciplinar, multidisciplinar, multiprofissional e interprofissional. Depois de conceituar e organizar o termo interprofissional, aprofundamos seus aspectos teóricos e metodológicos, bem como as matrizes de competências interprofissionais”, explicou a docente.

A atividade também promoveu a elaboração de planos de ação pelos participantes, com o objetivo de identificar possibilidades e desafios para a adoção de práticas interprofissionais nos serviços de saúde. “Ficou muito clara a intenção, tanto dos profissionais quanto dos estudantes, de mobilizar políticas de formação baseadas na educação interprofissional e de fortalecer a integração entre ensino e serviço”, avaliou.

Para Bárbara Rocha, o saldo do encontro foi extremamente positivo. “Participaram cerca de 11 pessoas, e a oficina abre portas para o fortalecimento da interiorização da universidade e para a parceria entre o CeFIS e o Câmpus Goiás, reforçando o papel da UFG como protagonista e promotora da formação em saúde em diálogo com os municípios”, concluiu.

CeFIS no CG

Source: Comunicação Centro Firminópolis

Categories: Notícias Noticias