
Consuni UFG aprova a criação do Centro de Formação Interprofissional em Saúde em Firminópolis
Mudança destaca protagonismo e reconhece um legado de décadas de atuação
Texto: Eduardo Almeida
Por volta das 15h da última sexta-feira (26), no Câmpus Samambaia, o Conselho Universitário da Universidade Federal de Goiás aprovou a criação do Centro de Formação Interprofissional em Saúde em Firminópolis (CeFIS). Uma atualização administrativa importante para o desenvolvimento das atividades da universidade na regional de saúde Oeste II, que contempla treze municípios goianos, em específico as cidades de Firminópolis e São Luís de Montes Belos, campos de prática com décadas de história na UFG.
Foto 01: Prof.ª Bárbara Rocha durante apresentação aos conselheiros
A diretora do CeFIS, prof.ª Bárbara Rocha, conduziu uma apresentação aos conselheiros destacando a vanguarda e o protagonismo da interprofissionalidade em saúde promovida pelo Centro. Com as atividades na região iniciadas em 1971, a docente destacou os 9.621 atendimentos clínicos e as 110 ações de saúde apenas em 2024. O destaque também está presente na pós-graduação, com dois mestrados e um pós-doutorado em andamento. Projetos como a formação dos profissionais da Atenção Primária à Saúde, da prevenção ao câncer de boca e a implementação do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES) ressaltam a abrangência na regional.
Foto 03: Equipe gestora com a reitora da UFG, prof.ª Angelita
A reitora da UFG, profa.ª Angelita Pereira de Lima, destacou, junto a interprofissionalidade, a presença da Universidade nas unidades de saúde. “Importante para atenção básica nas regionais de saúde do nosso estado, estamos com uma expectativa muito grande com este projeto”, comentou. A reitora ressaltou ainda o convite para cerimônia de entrega da reforma da sede do CeFIS, prevista para o dia 08 de novembro.
Mencionando as expectativas com a criação do Centro de Formação Interprofissional em Saúde, Bárbara pontua os benefícios significativos com a mudança.”É um marco muito importante na história da UFG em Firminópolis, ele concretiza a estrutura administrativa dentro da universidade. Institucionalmente, agora estamos no organograma, o que faz diferença no desenvolvimento dos projetos de ensino, pesquisa e extensão. O CeFIS fortalece ainda mais a nossa capacidade de dar respostas à comunidade, às pessoas, ao serviço, a gestão do serviço e promove ainda mais a integração interprofissional, efetiva e com mais compromisso”, destacou.
Foto 04: Mauro Molina, Natália Marques e Bárbara Rocha
Mauro Molina, vice-diretor do CeFIS e servidor da UFG com décadas de atividade em Firminópolis, acrescenta a importância da interiorização da Universidade. “Uma marco para nossa região a 110 km de Goiânia”. Junto ao marco, a coordenadora administrativa do Centro, a servidora técnica Natália Marques, ressalta as atividades por maior visibilidade na UFG e reestruturação iniciada com a nova gestão. “Trabalhando juntos para colher os frutos para a Universidade e levando inovações para a comunidade. A intenção é estar mais presente nos treze municípios da Regional Oeste II. São ganhos de infraestrutura importantes e que aumentam a capacidade de execução das atividades, tendo em vista a recepção de mais alunos, mais parcerias e mais trabalho dentro das unidades básicas de saúde”, comentou.
Foto 05: Equipe gestora com a diretora da Faculdade de Enfermagem, prof.ª Camila Caixeta
Source: Comunicação Centro Firminópolis