banner cancer bucal ação

Ações sobre prevenção do câncer de boca e higiene de próteses mobiliza acadêmicos de odontologia no município de São Luís de Montes Belos

O câncer de boca afeta os lábios e o interior da cavidade oral. Dentro da boca devem ser observados gengivas, bochechas, céu da boca, língua (principalmente as bordas), além da região embaixo da língua. O câncer do lábio é mais comum em pessoas brancas e ocorre mais frequentemente no lábio inferior. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que em 2020 houveram 15.190 novos casos de câncer de boca no Brasil, sendo 11.180 homens. O câncer de boca acomete mais os homens acima dos 40 anos. Um pequeno grupo de pacientes mais jovens, não tabagistas e não alcóolicos, pode desenvolver a doença. É uma doença que pode ser prevenida de forma simples, desde que seja dada ênfase à promoção à saúde, ao aumento do acesso aos serviços de saúde e ao diagnóstico precoce. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que a prevenção pode ajudar a reduzir a incidência de câncer em até 25% até 2025.

Diante da importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de boca, a Secretaria de Saúde de São Luís de Montes Belos decidiu incluir na agenda de maio, um ciclo de ações de educação em saúde sobre o tema, a fim de estimular o auto exame da população e consequentemente trazer casos suspeitos para a UBS, para fazer um levantamento da população que possui lesões em cavidade oral . O Coordenador da de saúde bucal, Matheus Souza e Silva, coordenou a ação e solicitou que os acadêmicos de odontologia, estágiários do Estágio Comunitário Interprofisisonal da Universidade Federal de Goiás, conduzissem as ações. Ao todo, 10 acadêmicos, estiveram envolvidos nas ações, que aconteceram nos dias 18, 19, 25 e 26 de maio, em 9 Unidades Básicas de Saúde do município, em ações do Programa Saúde Compartilhada.

A seguir, o relato do acadêmico de odontologia, João Gabriel Batista Pereira:

"Apresentamos para 4 UBS diferentes, o que foi muito proveitoso, pois além de apresentar fatores de risco,  a importância do autoexame, higienização de próteses, exemplos de lesões, pudemos ter um bate-papo com essa população que estava carente de informações não só à respeito da temática abordada, como de toda uma odontologia preventiva. Não só pacientes, mas também agentes comunitários de saúde, recepcionistas e enfermeiras, estiveram presentes no local. Acompanhar a atenção à saúde nesses lugares, deixou mais claro o conjunto de ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação. Além disso, um dos princípios básicos do SUS, a atenção integrada, foi garantido pela intercomunicação das equipes."

Ação cancer de boca 3

Ação cancer de boca 4

Ação cancer de boca 2

Ação cancer de boca 5Ação cancer de boca 1