Conheça o fluxograma firminopolis

CONHEÇA O FLUXOGRAMA DE SERVIÇOS OFERTADOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE DE FIRMINÓPOLIS

Os acadêmicos de medicina da Universidade Federal de Goiás (Ana Luiza Cezário de Morais, Renata Macedo de O. Lopes, Rafael C. Ataides , Vinícius S. Santana), que passaram pelas unidades básicas de saúde (UBS) de Firminópolis durante as quatro semanas do estágio comunitário interprofisisonal (ECI) nos meses de fevereiro e março de 2023 deixaram uma grande contribuição aos profisisonais das unidades, à secretaria municipal de saúde, à comunidade e aos estagiários da UFG que os sucederão nos meses seguintes.

Diante da vivência na UBS Dr. Vânio Medeiros de Melo (UBS Central de Firminópolis), os alunos observaram o desconhecimento de grande parte dos usuários do SUS, e até mesmo de parte da equipe de saúde, a respeito do funcionamento e de atribuições da Atenção Básica, o que de forma prática se reflete na solicitação excessiva de encaminhamentos para a atenção secundária. Os principais impactos desses comportamento são: a baixa resolutividade na atenção primária, a sobrecarga na atenção secundária e a perda da longitudinalidade.

Decidiram então intervir nessa situação problema, propondo metas e objetivos que se iniciaram na identificação de necessidades dos usuários e profissionais, passando pelo reconhecimento dos serviços disponíveis e criação de fluxograma dos serviços, finalizando ao levar o conteúdo para a comunidade de forma simples e de fácil compreensão, tanto pelos agentes comunitários de saúde (ACS) quanto pelos próprios usuários, em consultas e grupos em que estivessem participando durante o estágio. Além das reuniões com usuários e profissionais da atenção básica, foram produzidos folders educativos para serem anexados às UBS e divulgados nas redes sociais da secretaria municipal de saúde de Firminópolis. O resultado do trabalho superou as expectativas e parte do que foi produzido está apresentado abaixo.

AÇÕES EM FIRMI

ATENÇÃO BÁSICA