Discutindo o fortalecimento da interiorização da UFG
No dia 11 de outubro de 2022, aconteceu no gabinete da reitoria, em Goiânia, uma reunião entre reitoria, membros da PROGRAD, servidores técnico-administrativos e docentes envolvidos na coordenação do Estágio Comunitário Interprofissional (ECI) do Campus Firminópolis. A reunião foi a primeira da reitora na nova gestão com a equipe envolvida com o Campus Firminópolis e sucedeu a visita de membros da PROGRAD e docentes dos cursos envolvidos no ECI que aconteceu a Firminópolis no dia 19 do mês anterior.
A reunião que se iniciou com as devidas apresentações dos presentes, seguiu com uma apresentação das atividades realizadas no Campus Firminópolis e no ECI mostrando a importância do estágio na relação ensino-serviço-comunidade , dados qualitativos e quantitativos quanto à produtividade dos estagiários na atenção básica de Firminópolis e São Luís de Montes Belos e as demandas administrativas e de ensino, que constituem desafios para o fortalecimento do Campus Firminópolis.
O encontro foi produtivo e a reitora, Angelita Pereira de Lima, reforçou a intenção da UFG em não apenas manter as atividades do Campus Firminópolis, como ampliá-las. Um relatório administrativo será produzido pelo diretor do Campus Firminópolis, Mauro Molina Pedroso, e entregue à reitoria para avaliação das possibilidades de retomada das vagas de estágio de antes da pandemia. Os passos subsequentes envolverão uma reorganização administrativa, passando por gestão de pessoas e planejamento estrutural, para que o Campus Firminópolis esteja no organograma e seja contemplado no estatuto da UFG , garantindo também mais visibilidade em suas atividades. A Reitora demonstrou ainda o interesse em estreitar e fortalecer as relações com os municípios de Firminópolis e São Luís de Montes Belos, bem como outros municípios da Região de Saúde Oeste II, observando as necessidades destes municípios para fortalecer o convênio existente.

Fonte: Natália Alberto Alves Brandão Marques - Campus Firminópolis