Homenagem aos 74 anos de Firminópolis

Homenagem da UFG aos 74 anos de Firminópolis

Município goiano que há mais de 50 anos abraça a Universidade Federal de Goiás em seu território comemora hoje, dia 07 de outubro de 2022, seus 74 anos como município.

Por volta do ano de 1933, num lugar conhecido como fazenda São Domingos, alguns moradores da região se reuniam nas manhãs de domingo, sob um rancho, para celebrar a fé católica. A povoação originou-se, em 1940, com a doação por Manoel Firmino dos Santos, de uma área de terras para formação do patrimônio, iniciando-se com uma capela dedicada a Nossa Senhora da Guia, padroeira local. Com a vinda das famílias Araújo, Borges e Machado, atraídas pela fertilidade das terras, o povoado atingiu notável desenvolvimento tornando-se conhecido como “Firminópolis”, numa reverência ao fundador, Manoel Firmino dos Santos. O Distrito, criado com a denominação de Firminópolis, era subordinado ao município de Paraúna e em 07 de outubro de 1948 foi elevado à categoria de município com a denominação de Firminópolis.

A cidade de Firminópolis, que estava ainda começando sua história como município, em 1971 recebeu a Universidade Federal de Goiás num projeto de interiorização da universidade. O Centro Universitário de Treinamento e ação Comunitária (CRUTAC) foi inaugurado e passou por diversas modificações em estrutura e objetivos, chegando a seus 51 anos junto ao município. A população, estimada hoje em 13.604 habitantes (IBGE 2021), continua abraçando a UFG e governos que por aqui passam seguem abrindo as portas aos convênios que garantem a parceria entre saúde e educação, federação e município.

As palavras, ditas pela profa. Dra. Maria do Rosário Cassimiro, reitora da UFG em 1985, seguem atuais: "Firminópolis, com seu campo avançado, é uma porta entre a UFG e uma parcela da população goiana. Aqui professores e alunos, no atendimento da comunidade, buscam o conhecimento dos problemas desta visando fundamentar a construção do tipo de universidade que Goiás e o Brasil precisam".

A UFG agradece a parceria e parabeniza o município de Firminópolis por seus 74 anos! Temos orgulho de estar no município e fazer parte de sua história!

Fonte: Natália Alberto Alves Brandão Marques - Campus Firminópolis; https://firminopolis.go.gov.br/; IBGE

Categorias: Notícias Noticias

URL relacionada: https://youtu.be/qLzfQnRZTtI