Capa da Revista ABENO - Publicação de artigo sobre o ECI

ARTIGO PUBLICADO - Estágio Comunitário Interprofissional na formação do estudante de Odontologia: relato de experiência da UFG

A experiência do Estágio Comunitário Interprofissional (ECI) no Campus Firminópolis/UFG tem trazido resultados também para a comunidade científica. O interprofissionalismo da equipe envolvida na coordenação do ECI se materializou recentemente em um artigo publicado na Revista Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO). Parte da experiência vivida no ECI, voltada para o ensino na odontologia, está relatada no artigo.

O estágio da área de saúde, com foco na atenção primária e vivência da realidade no interior do estado de Goiás, tem sido realizado no Campus Firminópolis da Universidade Federal de Goiás há mais de 50 anos. No decorrer do tempo, o estágio que era inicialmente apenas para o curso de medicina, foi sendo agregado  pelos cursos de enfermagem, nutrição e odontologia. Em 2018 o estágio, inicialmente conhecido como Estágio Rural e, posteriormente, como Estágio Comunitário, passou por uma reestruturação, que culminou na produção de um manual do estágio  em 2019 e uma nova denominação: Estágio Comunitário Interprofissional (ECI). Desde então, um dos objetivos principais do ECI passou a ser o aprendizado e a vivência interprofissional.

Sabe-se que vivenciar o interprofissionalismo, tem grandes desafios, mas também enormes superações e aprendizados. Recentemente, o interprofissionalismo ensinado aos estudantes, foi vivenciado pelos diferentes coordenadores envolvidos na organização e planejamento do ECI, num esforço conjunto para a produção de um artigo. A iniciativa partiu da professora Maria Goretti Queiroz, professora da Faculdade de Odontologia da UFG e a Revista escolhida foi a Revista Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO). Após meses de trabalho conjunto, o artigo foi aceito e publicado (DOI:https://doi.org/10.30979/revabeno.v22i2.1689) com versões em português e inglês. Os autores do artigo foram: Maria Goretti Queiroz (Faculdade de Odontologia), Leandro Brambilla Martorell (Faculdade de Odontologia), Lidia Moraes Ribeiro Jordão (Faculdade de Odontologia), Natália Alberto Alves Brandão Marques (Campus Firminópolis), Bárbara Souza Rocha (Faculdade de Enfermagem), Ida Helena Carvalho Francescantonio Menezes (Faculdade de Nutrição). Agora, a experiência do ECI pode servir como modelo e gerar oportunidades de aprendizado para a comunidade acadêmica interessada em estratégias interprofissionais não apenas em Goiás e no Brasil, mas em todo o mundo. Abaixo, o resumo do artigo:

O Sistema Único de Saúde configura-se como um potente cenário de atuação e campo de formação interprofissional, principalmente, no que se refere aos estágios supervisionados. Esse relato de experiência (RE) tem como objetivo descrever o processo de construção do Estágio Comunitário Interprofissional (ECI) da Universidade Federal de Goiás na perspectiva da formação do cirurgião dentista. A construção parte das experiências vivenciadas e refletidas pelas autoras/sujeitos do RE: as professoras do estágio em cada curso (enfermagem, nutrição, medicina e odontologia) e a coordenadora da integração ensino-serviço-comunidade do campus do município onde ocorre o estágio. Foram ainda consultados os planos de ensino e projetos pedagógicos dos cursos envolvidos, as memórias das oficinas avaliativas realizadas ao longo do estágio e o Manual do Estágio Comunitário. O contexto do ECI, o processo ensino-aprendizagem na formação interprofissional do estudante de odontologia, a busca da sustentabilidade do estágio e a potencialidade da aprendizagem informal são apresentados e discutidos. Considera-se os avanços históricos alcançados no percurso do ECI e os dispositivos que favorecem tais mudanças na perspectiva da educação e prática interprofissional, além dos potenciais pontos de evolução do estágio para garantir a formação integral do cirurgião-dentista, no que tange às competências colaborativas.

O agradecimento e reconhecimento da UFG à equipe de profissionais envolvida na produção do artigo. Que os resultados deste trabalho continuem a aparecer!

Fonte: Natália Alberto Alves Brandão Marques - Campus Firminópolis

Categorias: Notícias Noticias