Curso de Boas Práticas de Fabricação oferecido a agricultores locais, no Campus Firminópolis, em uma parceria entre EMATER, SEBRAE  e UFG.

UFG e Comunidade: Curso de Boas Práticas de Fabricação para agricultores familiares do município de Firminópolis

Parceria entre EMATER, SEBRAE, Prefeitura Municipal de Firminópolis e UFG garante a capacitação em Boas Práticas de Fabricação de agricultores familiares interessados em participar dos programas PNAE e PAA. Acadêmicas do curso de Nutrição, participantes do Estágio Comunitário Interprofissional, ministraram parte do curso, que aconteceu nas dependências do Campus Firminópolis, nos dias 28 e 29 de março de 2022.

Nos dias 28 e 29 de março de 2022, aconteceu o curso de Boas práticas de Fabricação (BPF), com carga horária de 8 horas, voltado para a capacitação de agricultores familiares do município de Firminópolis/GO. O objetivo era que o público alvo garantisse a segurança na produção de alimentos e estivesse apto a participar do Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE e Programa de Aquisição de alimentos - PAA. O curso foi promovido pela Empresa de Assistência Técnica Extensão Rural (EMATER) de Firminópolis e contou com a colaboração da prefeitura municipal de Firminópolis, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e Universidade Federal de Goiás (UFG).

Folder de divulgação do Curso de Boas Práticas de Fabricação,  ministrado aos agricultores locais, nos dias 28 e 29 de março, no Campus Firminópolis.
Folder de divulgação do Curso de Boas Práticas de Fabricação.

A assistente social e assistente em desenvolvimento rural, Flávia Paulino de Araújo Lima, foi a responsável pela coordenação do curso, ministrado nas dependências do Campus Firminópolis/UFG. Os instrutores do curso foram: duas acadêmicas do curso de Nutrição, participantes do Estágio Comunitário Interprofissional da UFG, Stella Santos Borges e Thalyta Antunes ; e a engenheira de alimentos (SEBRAE), Maryana Moreira Viana.

Acadêmicas do curso de Nutrição ministrando palestra sobre Boas Práticas de Fabricação aos agricultores locais no Campus Firminópolis, como atividade proposta pelo Estágio Comunitário Interprofissional.
Acadêmicas do curso de Nutrição da UFG, integrantes do Estágio Comunitário Interprofissional,
ministraram parte do curso de Boas Práticas de Fabricação voltado para os agricultores familiares da região.

Cerca de dez produtores familiares participaram da capacitação. O cronograma do curso incluiu temas como legislação e resolução federal sobre o tema, boas práticas de fabricação, toxinfecções alimentares, Vigilância Sanitária Municipal, microbiologia e composição dos alimentos. Ao final, houve ainda troca de conhecimentos e avaliação do curso.

As falas de alguns dos envolvidos no curso são aqui contempladas:

“Palestrar para os agricultores foi uma das mais ricas experiências que tive no Estágio Comunitário Interprofissional. Foi uma grande responsabilidade capacitá-los sobre Boas Práticas de Fabricação e um prazer contribuir para que consigam o alvará da Vigilância Sanitária. A participação deles durante as discussões me trouxe aprendizados que só eles têm, além de terem sido muito receptivos e terem dado um retorno positivo. Foi gratificante.”

Stella Santos Borges

Acadêmica do Curso de Nutrição/UFG

“Foi uma experiência nova e muito enriquecedora. Poder transmitir conhecimento e contribuir na capacitação das pessoas para produção de alimentos seguros era o nosso objetivo, e através do feedback dos participantes, vimos que foi atingido. Fomos muito bem recebidas pelos agricultores e a partir dos relatos deles, também conseguimos agregar conhecimentos que só eles na prática do dia a dia sabem”.

Thalyta Antunes

Acadêmica do Curso de Nutrição/UFG

"Obrigada ao Campus da UFG de Firminópolis representados por Natália Marques (coordenadora da integração-ensino serviço/ Campus Firminópolis/UFG) e Mauro Molina (Diretor/ Campus Firminópolis) pelo apoio na realização do Curso de BPF para os Agricultores Familiares, o objetivo da capacitação é q possam participar do PNAE e PAA com mais segurança e profissionalismo na produção de alimentos."

Flávia Paulino de Araújo Lima

Assistente Social/ Assistente de Desenvolvimento Rual (EMATER)

Fonte: Natália Alberto Alves Brandão Marques - Campus Firminópolis