Comunicado retorno Campus Firminópolis

COMUNICADO: Retorno às atividades presenciais do estágio comunitário interprofissional (ECI) do Campus Firminópolis/UFG seguindo todas as medidas de prevenção contra a COVID-19

Após pouco mais de um ano com as atividades presenciais do estágio comunitário interprofissional (ECI) do Campus Firminópolis suspensas em decorrência à pandemia da COVID-19, em abril de 2021, o retorno das atividades começou a ser discutido.

A demanda pela retomada gradual deste estágio nos municípios de Firminópolis e São Luís de Montes Belos foi levantada pelos professores coordenadores das disciplinas do ECI e discutida com a administração do Campus Firminópolis e PROGRAD.

"É sabido que os cursos da área da saúde não pararam suas atividades, e que os alunos têm participado de atividades de ensino e estágio normalmente. Os estágios na área da saúde não foram suspensos e tem acontecido em sua maioria na forma presencial e pontualmente na forma remota. A situação dos cenários de estágios em Goiânia e região metropolitana não tem acompanhado a demanda de formação dos estudantes na área da saúde na UFG. Por isso, e por acreditar nesta possibilidade, solicitamos à direção do Campus o estudo para retomada do Estágio Comunitário Interprofissional dos cursos de Enfermagem, Medicina, Nutrição e Odontologia nos municípios de Firminópolis e São Luís de Montes Belos a partir do 1º semestre letivo de 2021 da UFG, que se inicia em Agosto/2021, segundo calendário acadêmico vigente.

Após várias reuniões entre coordenadores de estágios dos cursos envolvidos em conjunto com o COE e a direção do campus Firminópolis sobre o plano de ensino no cenário emergencial, protocolo de biossegurança para tais atividades, transporte e permanência dos estudantes no Campus, um novo "Plano de ensino emergencial ECI 2021-1" foi construído, bem como um documento com "RECOMENDAÇÕES GERAIS PARA RETORNO DAS ATIVIDADES DO ECI DO CAMPUS FIRMINÓPOLIS DA UFG". Por fim, foi realizada a apresentação e discussão destes documentos com a PROGRAD.

Assim, as atividades do ECI do Campus Firminópolis/UFG, semestre letivo 2021/1, terão início em 02/08/2021, com a anuência da PROGRAD.

Que possamos iniciar um novo ciclo de aprendizado e produtividade, reafirmando as parcerias entre saúde e educação, fortalecendo vínculos entre a UFG e os municípios de Firminópolis e São Luís de Montes Belos, beneficiando estudantes, serviços de saúde e a comunidade.

Fonte: Campus Firminópolis