Aula na primeira etapa do curso de feridas em São Luís de Montes Belos. Imagem cedida por Bárbara S. Rocha. Capturado em fevereiro de 2020.

A UFG cumprindo seu papel, na capacitação dos profissionais e no desenvolvimento do cuidado com a sociedade: Curso de alinhamento dos conhecimentos relativos ao tratamento de feridas

Segundo do módulo, o curso de feridas faz parte de um projeto de educação permanente para os preceptores que a Universidade Federal de Goiás em parceria com a regional de Saúde - Oeste II tem desenvolvido desde 2019.

Entre fevereiro e março de 2020 aconteceu no município de São Luís de Montes Belos, o curso de alinhamento dos conhecimentos relativos ao tratamento de feridas, destinado às equipes da Atenção Primária à Saúde (APS), dos 13 municípios jurisdicionados à Regional de Saúde Oeste II.  O curso, solicitado pela Superintendência de Políticas de APS da Regional de Saúde Oeste II, é uma contrapartida da Universidade Federal de Goiás aos convênios municipais firmados entre os municípios de Firminópolis e São Luís de Montes Belos e o Campus Firminópolis (UFG).

Primeira etapa do curso de feridas em São Luís de Montes Belos. Imagem cedida por Bárbara S. Rocha. Capturado em fevereiro de 2020.
Primeira etapa do curso de feridas em São Luís de Montes Belos.
Imagem cedida por Bárbara S. Rocha. Capturado em fevereiro de 2020.

Setenta e oito profissionais, entre enfermeiros, técnicos de enfermagem, coordenadores e subcoordenadores da regional de saúde e facilitadores da UFG participaram do evento. A equipe responsável pela execução do projeto incluiu professores (Profa. Dra. Suelen Gomes Malaquias e Profa. Dra. Cynthia Assis de Barros Nunes) e estudantes (Daniella Costa de Oliveira, Daniel Balduíno Alves, Sara Duarte Rosa), além de contar com a participação de estagiários do estágio comunitário interprofissional do Campus Firminópolis da UFG como monitores.

Membros da equipe responsável pela execução do projeto em frente ao Câmpus Firminópolis. Imagem cedida por Bárbara S. Rocha. Capturado em fevereiro de 2020.
Membros da equipe responsável pela execução do projeto em frente ao Câmpus Firminópolis.
Imagem cedida por Bárbara S. Rocha. Capturado em fevereiro de 2020.

O curso, dividido em três etapas, teve o objetivo de atualizar e ampliar o conhecimento dos profissionais das Unidades Básicas de Saúde, visando a redução de complicações em feridas, (cirúrgicas/agudas, queimaduras de 1ª e 2º grau, feridas decorrentes da hanseníase, escaras de decúbito/úlceras de pressão) e tendo como prioridade os cuidados com o pé diabético. A primeira etapa, realizada nos dias 11 e 12 de fevereiro de 2020, foi composta por curso teórico-prático, presencial, com duração de 13 horas, com atividades que envolveram apresentação expositiva, a partir de metodologias ativas e oficinas de reposicionamento, avaliação neurológica e circulatória e terapia compressiva. A segunda etapa, entre 13 de fevereiro e 06 de março, consistiu em atividade de dispersão, não presencial, com duração de oito horas, com objetivos de confecção de Protocolo Operacional Padrão (POP) para assistência de enfermagem a pessoa com feridas de diferentes etiologias: úlcera vascular, úlcera por complicação do diabetes mellitus, úlcera por sequela de hanseníase, lesão por pressão, ferida cirúrgica e queimadura. A terceira e última etapa, realizada no dia 13 de março de 2020, foi um encontro presencial para apresentação dos POP por meio de seminários, com duração de nove horas, totalizando as 30 horas de curso propostas. Os depoimentos abaixo sintetizam os resultados obtidos no curso e no desenvolvimento deste projeto:

“A parceria entre Regional de Saúde Oeste II/ Secretaria Estadual de Saúde e Universidade Federal de Goiás tem sido uma experiência inovadora e muito tem contribuído na atualização de informações dos profissionais da atenção primária à saúde e consequentemente na execução de ações destinadas aos usuários do Sistema único de Saúde.”

Tânia Laila Pacheco de Rezende

Coordenadora de Educação Permanente em Saúde/ Regional de Saúde Oeste II

 

"Atividades de alinhamento das ações dos serviços públicos de saúde são imprescindíveis, por promoverem, entre os profissionais, a busca e aprimoramento em algum tema da prática clínica. Nesse curso, em especial, destaca-se a participação da gestão no planejamento e execução da atividade, o que é considerado essencial pra que haja devida ciência e continuidade das questões levantadas. A participação de estudantes também se faz necessário ressaltar, visto que terão responsabilidade, enquanto enfermeiros, de promoverem ações de educação permanente onde atuarem, e essa experiência certamente contribuiu pra formação deles nesse aspecto. Destaco ainda a importância sobre o tema do curso, considerando o cenário do atendimento à população com feridas, especialmente crônicas, com sérias fragilidades relacionadas a políticas públicas para melhora e manutenção das condições de saúde desses indivíduos."

Profa. Dra. Suelen Gomes Malaquias (FEN/UFG)

 

“Esse curso de feridas faz parte de um projeto de educação permanente para os preceptores que a Universidade Federal de Goiás em parceria com a regional de Saúde Oeste II tem feito. Segundo do módulo, o curso de feridas foi voltado para os enfermeiros e técnicos de enfermagem para que esses profissionais se atualizem e consigam cuidar melhor dos pacientes que são portadores de feridas. Para a UFG é uma grande satisfação sair do seu campus e levar seus professores, especialistas na área, para capacitar e formar os profissionais que lidam diretamente com os pacientes.  É a UFG cumprindo seu papel social, na capacitação dos profissionais e no desenvolvimento do cuidado com a sociedade.”

Profa. Dra. Bárbara Souza Rocha (FEN/UFG)

Coordenadora do estágio e do projeto

Participantes da primeira etapa do curso de feridas em São Luís de Montes Belos. Imagem cedida por Bárbara S. Rocha. Capturado em fevereiro de 2020.
Participantes da primeira etapa do curso de feridas em São Luís de Montes Belos.
Imagem cedida por Bárbara S. Rocha. Capturado em fevereiro de 2020.

 

 

Fonte: Natália Marques (Campus Firminópolis/UFG)

Categorias: Notícias